A Bola de Ouro polêmica e o acerto: Messi iguala Ronaldinho em conquistas

Ah, que belo dia, para se comemorar uma Bola de Ouro e um acerto de um grande jogador. Pena que muitos outros e eu não pensam assim. Só apontar os pontos positivos de uma conquista ou aquisição. Vamos começar devagar. Primeiro, o mais leve e sutil

Messi ganhou a Bola de Ouro da FIFA. O QUE EU ACHO: Foi o primeiro prêmio em que a FIFA e a France Football concedem em conjunto. Um acordo bom para ambas as partes. A FIFA consegue se unir à grande revista de futebol mundial, muito conceituada, e que tem seus prêmios mais valorizados do que a Federação que organiza torneios de grande nome mundial. E a France Football achou bom, simplesmente por se unir com a unidade máxima do futebol mundial que teoricamente “é a mais qualificada para organizar as grandes competições”. De qualquer forma, vamos ao ponto da vez: concorriam ao prêmio Messi, Xavi e Iniesta. Iniesta e Xavi eram dados como favoritos e a Gazzetta Dello Sport dizia que Ini que levaria pra casa o troféu de melhor do ano – preste atenção, melhor do ano. Bem, eu daria o prêmio para Xavi, pelo menos para mim foi o jogador que teve a temporada mais completa, com mais jogos e bom aproveitamento em relação a passes, assistências. E Messi? Bem, Messi jogou muito essa temporada. Fez 5 gols em uma partida contra o Zaragoza, em Zaragoza. Campeão espanhol, fazendo gol no jogo contra o Madrid, no Bernabeu. Mas não se pode dispensar a Copa do Mundo e a Champions League. Messi foi até as semis da Champions com o Barça, mas não conseguiu fazer sua equipe bater a Inter de Milão. No Mundial na África do Sul teve lampejos de genialidade, mas nada que evitasse a humilhante derrota por 4 da Alemanha. Pode ser que talvez o futebol que ele jogue não precise de resultados, afinal, ele é genial. Mas o prêmio avalia o ano com resultados e tudo mais. E Messi deixou a desejar. Nem que seja um pouco.
PARA ACABAR DE VEZ: Eu daria a Bola de Ouro da FIFA para Xavi, fez uma boa Copa do Mundo e uma temporada espetacular. Iniesta, por conseguinte, cumpriu a Copa do Mundo, fez um gol na final da Copa, mas não teve uma temporada tão completa quanto a de Xavi. Messi, já disse. E além do mais, ele deve ganhar mais uns 4 prêmios desse nos próximos anos.
FALTANTE: Wesley Sneijder deveria estar entre os três melhores. Ganhou a Champions jogando muito bem, fez jogos importantes pelo Italiano e fez dois gols contra o Brasil, em um jogo praticamente perdido. Erro da FIFA, que ignorou os votos de jornalistas da revista francesa, que daria um lugar ao Sol para Sneijder na corrida pela Bola de Ouro.
Tirando isso, o prêmio está em boas mãos.

RÁPIDO E SUCINTO: Ronaldinho tem um lugar para ir: o Mengo. E parece que o time da Gávea tem tudo pra formar um time dos bons. Mas, se lembra de Romário? O clube paga o baixinho até hoje. Os tempos mudaram, mas, não me surpreenderia em nada se os custos altos para Ronaldinho sejam altos demais para as dimensões financeiras do time rubro-negro.

BRASILEIRA PENTA: Uma breve salva de palmas para a brasileira Marta. Ela conquistou o 5º título de melhor jogadora do ano. E talvez da história…

PALPITES DA TEMPORADA: Manchester United levanta o caneco inglês, Bayern de Munique reagirá e conseguirá a Bundesliga, Barça levará a Champions e o Espanhol, e o Real fará a final dessa Champions com o time catalão.

TÊNIS: É um blog de futebol, mas posso dar uma dica: dia 17 começa o Aberto da Austrália. Pra quem gosta é prato cheio…

COPINHA: A vitrine do futebol brasileiro tem sua fase de mata-mata perto. Os jogos começaram.

Libertadores e Estaduais: Na Liberta ganha um brasileiro ou o Estudiantes. Simples assim. Os mais times são o Flu, Inter e Cruzeiro. O Grêmio também tem time mas terá uma preliminar, assim como o Corinthians, uma incógnita.

Por: Felipe Saturnino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: