Clássico B: estadual desvalorizado

Os torneios estaduais atualmente são dignos de nível genérico. Hoje, nenhum me chama muita atenção. Mesmo com jogadores badalados – como Rivaldo, Ronaldo, Roberto, Elano, Gaúcho – o formato de disputa de alguns é um pouco cansativo.

Aliás, a desvalorização chega a um ponto de se transformar um clássico de grandes dimensões em jogo de times B. Foi o que aconteceu ontem no Uruguai, na partida entre Inter e Grêmio.

Tudo bem que um time tem decisão da Libertadores no meio de semana, mas não se poderia dar um pouco mais de relevância a um Gre-Nal de incrível nobreza como é?

É isso que me chama atenção. Os estaduais, mesmo com alguns jogos interessantes, são cansativos. São torneios de pontos corridos, com segunda fase mata-mata – como o Paulista – onde a fase de classificação tem o mesmo número de times que um torneio de caráter nacional, como o Brasileirão. Que já é muito cansativo – mesmo sendo muito emocionante. No geral, o que eu quero dizer é que, a desvalorização do torneio estadual pode chegar a um ponto que as equipes atuem jogos antigamente, de extrema dignidade e importância, com seus times Bs. Isso é o mais triste.
Poderiam fazer algo diferente com os estaduais. Mudar o sistema de disputa e tornar o torneio um pouco mais atraente. Seria interessante. Ouço muito falar do tal sistema Copa da Liga Inglesa, com os grandes entrando em fases mais avançadas, mas pode haver algo melhor.
A paixão por um campeonato que, há tempos atrás, era de uma forma o mais atraente, hoje não é mais a mesma. Os estaduais são aceitos como uma fase de pré-temporada.

Para finalizar, quem ganhou o clássico foi o Grêmio, B.

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: