Nadal diz, e concordo

Certo e pouco tempo atrás, disse em um de meus posts da série Barça-Madrid que é, pelo menos por hoje, o clássico de maior abrangência mundial, pois o jogo, além de ser elevado tecnicamente, também tem suas figuras fora do campo, que fazem a essência do confronto mais e mais influente e elegante.

E isso é verdade. O jogo não só repercute nos países europeus, mas uma análise profunda vem ocorrer por aqui também. E as mais e mais opiniões que se misturam pelo globo afora são de comuns. Não são de analistas que vêem, justificam taticamente e tecnicamente o que ocorre pelo campo; as opiniões são de pessoas que simplesmente apreciam o futebol e, sobretudo, gostam de ver um jogo bem jogado, como o de Real Madrid e Barcelona.
Acontece que, Rafael Nadal, atual número 1 do mundo de acordo com o ranking da ATP opinou pelo jogo Real x Barça, no Santiago Bernabéu, nesse sábado. O tenista afirmou que gostou do que viu e que a formação com Pepe, como um zagueiro-volante – ou volante-zagueiro, como quer que seja – foi a disposição tática mais eficiente. Pelo que vi do jogo, foi. Mesmo que tenha sido pouco – e na realidade, foi mesmo – vi como o Madrid se comportava.
Mourinho achou a fórmula, não agora, há um ano atrás, quando derrotara o Barça nas semi da Liga do Campeões. A Inter jogou de igual para igual com o time catalão. Venceu.
A fórmula é uma das mais simples de se pensar, e uma das mais difíceis de se executar: pressionar a saída de bola do time com a melhor transição de jogo. E isso não só se dá na defesa barcelonista, reduzir o tempo do meio-de-campo também. Para isso, Pepe estava ali.
O problema é marcar o Barcelona com consistência. Continuar com esse trabalho de marcação é difícil, mesmo que seja o Madrid.

Tendo dito tudo isso, Nadal tem razão. O Madrid não fez “o jogo”, mas Mourinho parece ter achado de novo um jeito de vencer o Barcelona. Parece.

Nadal - madridista de coração, preciso na sua fala como seu gancho canhoto no tênis moderno

Siga-me no twitter: felipesaturno

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: