Mourinho é covarde? Pepe foi expulso justamente? Guardiola é o melhor técnico que há? As perguntas e respostas

Depois de uma quarta-feira movimentada, chego hoje com uma outra proposta de texto. As perguntas que mais tenho ouvido no decorrer de meu dia. E as perguntas que também faço às pessoas que convivo com, e aquelas que também se interam nas informações e sei que me daram respostas consistentes e coerentes.

Pois é. Vamos ver se estão de acordo como será o post de hoje:

1 – O aspecto fundamental de um indivíduo que escreve artigos é demonstrar claramente a sua opinião. Deixo aqui, então, minha opinião sobre as perguntas.

2 – Outro aspecto é o de aceitar as discordâncias, obviamente, tendo uma base argumentativa. Por isso, caro querido leitor, não tenha medo de deixar o que você acha do que estou, aqui e agora, escrevendo.

3 – Ressaltando o ponto, comente. O espaço é seu, como todas às vezes, é. Se tiver pergunta, questione. Se quer responder, responda.

Vamos ao que interessa.

Mourinho é covarde?

Para mim, mentira. Se todos se referem aos jogos da série Barça-Madrid, ou ainda fazem menção ao confronto da volta das semi da Champions League do ano passado, estão errados. Na minha opinião.
A Inter, por exemplo, tinha uma vantagem a defender. E se defendeu, e muito bem. Porém, tinha proposta de jogo. Contra-ataque, puxado por Sneijder, ou até mesmo Eto’o. O que acontece é que não ficou efetiva a proposta interista. Concordo plenamente quando alguém diz que o Barça monopolizou as ações. Está certíssimo. Porém, a tática não foi sem proposta e nem houve anti-futebol, para mim.
No jogo da Copa do Rei, o Madrid achou a fórmula, que deu certo. Avançar as linhas de marcação, ocupando os espaços do campo em fim de dificultar o jogo de passe do Barcelona. A equipe se compactava quando o time catalão atacava, e teve como trunfo a formação do meio-de-campo, que avançava para marcar o tripé barcelonista. Todavia, no jogo de ontem, Pepe foi expulso e Messi perdeu seu “marcador natural” na partida. Com o espaço que Messi tinha, voltando para buscar jogo e a falta de ocupação de espaço que Pepe proporcionava com sua expulsão, era fácil adivinhar que uma hora o Barça faria o gol. Messi então começa a jogada do seu primeiro gol na aprtida, tocando para o Afellay. Começa de trás, voltando para buscar jogo, com um Real Madrid também muito confuso com sua marcação, que enfim, é por zona. E era uma zona, também. Messi desfilou com brilhantismo em campo.
Para terminar, Mourinho não é covarde. Ele é estratégico, se comporta de acordo com o time que tem, e há vezes que é teimoso. Contudo, não é retranqueiro. O Chelsea não era assim. A Inter não era absolutamente “defensivista”. Mourinho é tático, estratégico e seguiu a fórmula que havia funcionado anteriormente. Dessa vez, porém, não funcionou.

Pepe foi para fora justamente?

Para mim, foi. Praticou o jogo perigoso que poderia ter acabado de um jeito pior para Daniel. Eu teria expulsado. Enfim, Wolfgang Stark, na minha percepção, estava certo. Além do mais, não era para tanto.

Guardiola é o melhor que tem?

Essa é complicada. Eu ainda considero, nem que seja por um pouquinho, José Mourinho melhor que Pep. E não é como pessoas por aí falam. “Com o time do Barcelona, qualquer um como técnico ganha o que quiser”. Guardiola, porém, faz mais do que isso. Ele manda Pedro e Villa trocarem posicionamento quando um não está bem, escala o remendo do Barça de forma coerente com lógica. Usa os jogadores certos, e, além de tudo, conseguiu fazer a função de Messi se tronar mais abrangente. O argentino, agora, participa das jogadas desde o meio-de-campo até sua conclusão.
Voltando ao ponto, Mourinho, ao menos para mim, é um pouco mais técnico. Talvez sejam os mais diversos títulos que conquistou nas diferentes ligas que disputou e os times que montou. Porém, Guardiola parece que motiva o time que simplesmente não perde o brilhantismo. É o melhor técnico que tem, empatado com Mourinho. E se tem melhor, Mourinho está à frente por um pouquinho de nada. Pouquinho mesmo.

Leitor, comente. Deixe sua opinião geral na caixinha.

Siga-me no twitter: felipesaturno

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: