Empate entre Barcelona e Real fecha série histórica Barça-Madrid

Acabou a diversão dos meses de abril e de meados finos de maio. Os confrontos entre catalães e madridistas se fecharam na partida desta terça-feira, em Camp Nou. O empate em 1 a 1 mostrou o que foi o confronto geral, equilibradíssimo. Com uma vitória para cada lado, e dois empates, acabou a série Barça-Madrid.

No balanço geral, ficou em igualdade. 1 a 1 em vitórias.
Porém, o Real Madrid venceu a Copa do Rei enquanto o Barcelona conquistou a tão desejada por clubes europeus, vaga na final da UEFA Champions League. Isso que faz a série ser triunfal aos barcelonistas fanáticos. Além de tudo, a equipe mostrou que não abandona seu estilo clássico derivado das raízes mais fundas da filosofia da equipe de Barcelona.
Para o Real Madrid, se a série não terminou em otimismo, pelo menos mostrou que a equipe é capaz de vencer. Nem que seja com uma atuação que exija o máximo da disciplina tática de seus jogadores. Desde os mais ofensivos até os menos. De Cristiano Ronaldo à Pepe. Falando em Pepe, fosse o mesmo não tivesse feito a falta escandalosa em Daniel Alves, talvez a história do jogo tivesse sido diferente. A expulsão do luso-brasileiro simplesmente demoliu o esquema tático de Mourinho. E aliás, para aqueles que acham que é covardia, simplesmente é uma das maneiras que mais funcionou contra o melhor time do mundo. Foi ótimo por dois jogos, no terceiro, Pepe foi embora e Messi, brilhante, fez o que fez. Merecido. Ah, e tem outra coisa. Talvez o jogo mais solto da série entre as duas equipes tenha sido este último, na volta no Camp Nou. Pena que só foi no último. Mesmo assim, dou minha nota de melhor jogo da série, aglobando atuação de ambas as equipes como o jogo da final da Copa do Rei. E claro, na ida, tivemos a melhor atuação de um jogador na série: Messi. O jogo que menos gostei, entre outras coisas, estão abaixo:

O JOGO: Final da Copa do Rei, 20/04/11 — o jogo pode ter sido a melhor partida do Real Madrid, mas foi o melhor jogo da série. Entenda que o mas implicíto na sentença anterior está relacionado diretamente com o fato de o time madridista praticar o futebol de marcação forte e ocupação de espaços. O Barça joga com a bola. E dou a minha nota, pois o jogo mesmo não tendo a melhor atuação de um jogador somente, teve o melhor conjunto, com ambos atacando e também sabendo se defender.

O JOGADOR: Ida das oitavas-de-final da Champions League — o tal de Messi fez uma das atuações mais primorosas. Não se compara a que fez contra o Arsenal. Aquela foi de jogador de Playstation. Mas esta, para a série, e o que representa a rivalidade, foi uma das melhores de sua carreira. O primeiro tento de simplesmente posicionamento e antecipação de Messi se misturam com o segundo gol de habilidade que o argentino de Rosário possui em seu sangue. Fato, dado e constatado. Craque genial.

O JOGO QUE MENOS GOSTEI: Campeonato Espanhol, 32ª rodada — o jogo menos empolgante da série. Outro fato dado e constatado. O jogo, que servia de certa forma, como uma experiência para Mourinho, foi o menos badalado da série ao meu ver e deu outros muitos. Porém, os gols marcados foram feitos por jogadores muito badalados: os antagônicos Messi e Cristiano Ronaldo, ambos com penais.

Guardiola ou Mourinho: Nessa eleição, que já teve post, fiquei com Mourinho. Porém, Guardiola que só parece renovar a chama do vencer para os catalães e fez algumas mudanças táticas na equipe tem de estar no mesmo nível que o português. Com tudo isso, Mourinho perdeu um pouco de seu prestígio. Nada que o faça perder o que entende do futebol, e o que o faz, para mim, pelo menos hoje, o melhor. Guardiola, mesmo assim, vence o confronto da série mostrando que fala o necessário e, se preciso, dá suas cutucadas. Mourinho tem que aprender alguns modos.

Siga-me no twitter: felipesaturno

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: