Didática de jogo: teoria do 4-2-3-1

Em falar de tática de jogo, há certo tempo vejo um deslumbramento de equipes por esse esquema de jogo optando por duas linhas na faixa intermediária de campo. De fato, é verdade. Basta olhar para Holanda, Alemanha, Espanha, todas que estavam nas semi da Copa de 2010. Tivemos o Real de Mourinho. Depois, também temos os times brasileiros, como Inter e Corinthians, que por ora optam por essa opção desdobrada de um esquema tradicional deste esporte bretão: o 4-4-2.

Me veio a cabeça recentemente, lendo textos de outros blogs, de especialistas em didática de futebol. Compreendi a predileção de técnicos pelo esquema de jogo. A teoria está implícita em uma versatilidade entre um time de uma linha anterior a linha principal. Essa linha anterior atua com dois jogadores, um primeiro volante, e o outro é segundo. Na segunda linha de faixa intermediária atuam três meias. Um centralizado, coordena as ações de transição de jogo meio-de-campo/ataque. Este é o meia central, o meia de armação no jogo. Os jogadores que atuam pelos flancos são os wingers, ou seja, os jogadores que trabalham abrindo espaço na defesa adversária.

Na Holanda vice-campeã mundial, Sneijder, Kuyt e Robben compunham a segunda linha do 4-2-3-1 de Bert van Marwijk. Com a contenção de seus dois volantes e a saída qualificada, a Holanda tinha versatilidade com os wingers ora se aproximando ora jogando distantes de Van Persie, à frente.

Com essa formação, torna-se muito mais natural a aproximação de jogadores em faixas mais extremas do campo. Por isso a opção prévia por usar o 4-2-3-1 atualmente.

No Real Madrid de início do ano, até Mourinho utilizou o esquema que parece ser a nova moda entre os técnicos de futebol pelo mundo

O desdobramento parece mais comum e comum não é? Então, não fique atônito se começar a ver isso no Campeonato Brasileiro que começa amanhã.

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: