A divindade do futebol arte e o pragmatismo do futebol circunstancial: Barcelona e Manchester são opostos na final de amanhã

Era 14 de setembro do ano que passou. O Manchester United, com um time de pouco brilho e sem grandes estrelas, fez uma estreia medíocre diante de um Rangers que nada amedronta os figurões europeus há tempos, no jogo de abertura da primeira rodada da fase de grupos da Liga do Campeões da Europa. O 0 a 0 digno de time médio jogando em casa contra o Rangers não deveria deixar os torcedores dos “Devils” tão pessimistas, mas poderia deixá-los de cabisbaixo, com o realismo diante das perspectivas que o time de Ferguson apresentava. Também no mesmo dia, o Barcelona, mais favorito do que nunca para levantar a taça da maior competição do mundo, estreara e vencera o Panathinaikos em apresentação que não deixou dúvida alguma sobre a equipe de Guardiola. Mesmo estando atrás do Real Madrid na Liga espanhola, o Barcelona ainda tinha de fato, o futebol mais divino do mundo.

Aconteceu que o Manchester evoluiu. Ou melhor, o Manchester evoluiu para um patamar de regularidade, para não falhar mais em jogo algum. O time se encaixou para atingir o ápice da meia temporada, na partida diante do Blackburn, que a equipe de Manchester levou por 7 a 1. Depois desse jogo, o time entrou na liderança do campeonato britânico, e de lá não saiu nunca mais. Bastou ao Chelsea chegar bem para disputar novamente o título da Premier League. Aconteceu de o United elevar o seu jogo ao máximo e derrotar o Chelsea por 2 a 1. A equipe de Ferguson começou a temporada de forma questionável. Mas, a equipe se acertou para ser campeã do inglês e disputar a final da Champions League. Seu jogo é circunstancial. Se precisa da bola, faz de tudo para tê-la. Se joga com um time de maior apego para com a mesma, deixa a equipe adversária ficar com ela e sai rápido para armar seus contragolpes. Se joga com um time de mais valores individuais, aumenta o nível do jogo para se tornar no conjunto que sabe jogar um futebol de primeira. Marca bem, tem seus jogadores notáveis e atua com frieza quando precisa.
O Barcelona tem estilo eterno. Precisa da bola, joga com ela, toca com ela, corre com ela, cruza com ela, dribla com ela, corta com ela. O jogo mais bem jogado é o da equipe catalã. O esporte bretão talvez jamais tenha visto algo como um time desse. Praticar o futebol com tanta maestria, sutileza e elegância só o Barça é capaz de praticar. O único time que conseguiu atacá-lo, jogando de igual pra igual por certo tempo foi o Madrid, utilizando a tática de ocupação de espaços e marcação avançada aos meias do Barça. Foi o único time que conseguiu atacar e inibir um pouco o que é o futebol barcelonista. Serviu para a Copa do Rei. Para a Champions League, não. A fórmula tática ruiu ao que Messi pegou na bola. E pegou duas vezes. E fez dois gols.

Ao que de um lado pode se ver o melhor futebol da história do esporte, talvez o Manchester United mesmo vencendo o Barça, esteja sempre marcado por atuar no tempo de um dos maiores esquadrões que já tivemos a chance de ver jogar. Mas, o que ressaltaria mais a história brilhante que o time de Ferguson já possui seria de fato vencer o Barcelona do toque de bola e movimentação, numa final de Champions League, atuando com um jogo de pragmatismo e de sem tanto renome que o de origem catalã. Ao Barcelona, seria a consolidação da temporada de futebol mais vistoso que já se viu. Talvez tenha sido. Messi, Iniesta, Xavi, Villa, Pedro, Daniel Alves são alguns dos nomes que compõem a melhor equipe do mundo.

O pragmatismo vs. o futebol arte. O jogo de amanhã será o jogo de muitos anos, que vai ser lembrado com a manchete de “O Manchester que conseguiu vencer o time de Messi” ou a de “O time de Messi que ditou as regras em Wembley“.

Amanhã é dia de final de Liga dos Campeões. Não perca, de jeito algum.

Guardiola comanda o time que pratica o futebol mais vistoso e lindo no mundo

Ferguson é dono do time que aplica o futebol mais pragmático e inteligente da Europa

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: