Copa América IX – Uruguai 1 x 1 Chile: Equipe chilena joga melhor e Uruguai declara defeito

O Chile, reeditado por Borghi, tem quase a mesma forma e disposição tática que a do antecessor ‘Loco Bielsa’. Uma equipe que se baseia em toque de bola vertical, com movimentação de laterais e a presença de Alexis Sánchez, ótimo atacante da Udinese, que é pretendido pelo Barcelona. A equipe intimida um pouco. De fato é boa. Jogaram num 3-4-1-2 diante o México, e tivera vencido a equipe adversária. No jogo contra o Uruguai, porém, esperava que o Chile caísse, perdesse diante uma equipe que tem tudo – ou tinha – para ganhar, e não para demonstrar o que brevemente descreverei nas linhas abaixo.

O jogo de hoje foi muito bom, na realidade, o melhor que vi em uma pobre e carente Copa América. O Uruguai, com Forlán, Cavani e Suárez, intimida, e muito seus adversários. O meio-de-campo deixa a desejar – por ora. O Chile foi com um esquema um pouco distinto. Borghi usufruiu do 3-4-2-1, com Jiménez no lugar de Fernández e Sánchez atuando na linha de dois jogadores. Assim sendo, Suazo cumpriria a função de acordo com a ordem expressa por Claudio Borghi.

Eu diria que, naturalmente e, estranhamente, o Chile dominou as ações do jogo, sempre, sempre. Quando perdeu o rumo, Sánchez tratou de colocar o Chile de volta no caminho. Logo quando o Uruguai estava um pouco superior no jogo.
Muito do domínio das ações se dá pelo choque tático que um esquema de três zagueiros sofre quando atua diante um esquema mais “tradicional”, como o Uruguai. O Chile, claramente, levava vantagem no meio-de-campo, com praticamente 4 jogadores, diante os três uruguaios – o Uruguai jogava em um 4-3-3. Ainda havia uma ajuda de Sánchez e Jimenez, ou seja, somavam-se seis. Todavia, há de se citar que, por contraponto, no combate homem-a-homem, o Uruguai levava vantagem, por três atacantes conflitarem com três zagueiros – em tese, claro.

Um pouco disso aconteceu – o Chile tomou conta do Uruguai. O confronto direto, não. Quando ficou mais claro, o Uruguai tratou de fazer o gol. Mas, o Chile mostrou-se mais time no entrave. O domínio merecia uma vitória aos chilenos. O Uruguai, muito pelo fato de atuar com um meio-de-campo em que Forlán é o vértice, que chega mais ao ataque, pouco produziu. As linhas uruguaias, há de citar, também estavam distantes uma das outras. Muito pelo fato de a linha de quatro chilena se sobrepôr ao Uruguai. Mais uma, tem de se falar: Forlán não tem jogado bem. Quando volta para buscar jogo, seu futebol tem se mostrado pouco efetivo. Talvez seja passageiro. Afinal, o melhor da Copa do Mundo tem sempre algo mais, algo mais para provar, algo mais para jogar. E também tem de se falar que o dianteiro Cavani, fundamental no Napoli para a classificação à Champions League, vem fazendo jogos horrorosos. Outro que pode e deve provar mais ao longo do tempo.

Sánchez - chileno é o homem do jogo


Borghi, técnico do Chile, na segunda etapa, mostrou um pouco de sua ousadia: sacou um zagueiro para entrada de Valdívia – que foi importante no lance do gol chileno e no funcionamento do meio-de-campo. Colocou ainda Paredes no lugar de Suazo e recuou Vidal ao lugar do zagueiro descartado, Jara. Com isso, o Chile terminou o jogo em um tipo de 3-3-3-1, com Paredes ao ataque, antecedido por Sánchez, Valdívia e Jimenez. O Uruguai terminou em um 4-3-1-2, com Forlán e Suárez no ataque; Alvaro González entrou para compensar a falta de um meia que atuasse na posição com efetividade. Lodeiro também entrou em momentos finais do confronto, que deixou clara a deficiência uruguaia – a falta de criatividade, com Forlán jogando pela frente e voltando para buscar jogo sem muita eficiência – e claro o melhor futebol da Copa América que, por ora, é chileno. Pode não ter vencido, mas jogou com superioridade e foi melhor que um Uruguai confuso em campo.

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: