Leão e as possibilidades

Leão chegou para ser uma certa indefinição. Assinou até o fim da temporada, porém, sua permanência terá algumas variáveis. E todos sabemos por quais motivos.

O técnico tentará se reerguer e se ativar no mercado – isto é, mais que um simples trabalho, no São Paulo Leão tem a chance de fazer algo relevante. E para isso, o ribeirão-pretano terá que ponderar algumas de suas possibilidades táticas na equipe paulistana.

Adilson Batista falhou usando o losango, um 4-4-2 com maior variação, sem tanto pragmatismo do 4-4-2 das duas linhas britânicas. Porém, sem ser demodé, o técnico resolveu fazer uma transição: usar o 4-2-3-1. Contra Cruzeiro e Inter foi assim. Contra o Atlético-GO, com Lucas de volta, Batista foi de 4-3-2-1, e tornou Cícero um dos compositores da linha do 3 no meio-campo. O Tricolor não venceu uma partida sequer das três citadas.

O declínio de Adilson Batista pode ter se devido à transição do esquema. Passar do losango para um esquema mais ‘retílineo’, com uma linha bem definida no meio-campo, pode ter sido um trauma. Tudo isso pela mudança necessária por Luís Fabiano.

E era necessária. E a variação a que a necessidade é exercida é que Leão vai ter que ponderar. O losango está descartado – creio eu. As possibilidades do novo comandando do Tricolor se restringirão ao 4-2-3-1 e ao 4-3-2-1. No primeiro, ele seguiria o plano mais lógico do contexto atual – é o que Milton Cruz tem executado. No segundo, o plano tático deixado por Adilson após sua série negativa em mais uma passagem traumática por mais um clube de São Paulo seria o predominante. No caso atual, se Leão quiser ter vida longa, terá que optar no uso mais prático de um sistema que vem sendo usado por Milton Cruz e que já havia sido posto em campo com Adilson. Seria o 4-2-3-1. E deverá ser o 4-2-3-1.

Leão - pensando em sua carreira e no 4-2-3-1

Por: Felipe Saturnino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: