Saindo

Kaká pode estar deixando a capital espanhola, definitivamente.

As especulações surgiram dos diários Marca e As – ambos espanhóis, mas especialmente madridistas -, que frisaram uma reunião entre Mou e o médio brasileiro, com as presenças ainda de seu pai, Bosco Leite, que é seu empresário, nas edições de seus jornais. O tom da conversa é que não sabemos o quão duro que foi.

De fato, Mourinho espera que com a venda de Kaká ele tenha budget à suficiência para contratar Luka Modric, meia croata do Tottenham Hotspur, de Londres. O croata é mesmo um tremendo médio, técnico, habilidoso, que qualifica o passe para aquele setor do campo.

Kaká, é bem verdade, atua numa posição mais aguda, incisiva; sua disputa verdadeira é com Özil – um meia de centro que tem lampejos brilhantes, de técnica também apurada, um jogo de menos aceleração que o do brasileiro, mas que funciona perfeitamente no Madrid. O confronto de Kaká é mesmo com Mesut. E nisso ele tem desapontado.

Na última temporada, Mou acenou para uma possibilidade de utilizar dois meias – literais meias de centro de campo – na formatação ideal de seu 4-2-3-1. O time perde Di María, um dos melhores wingers – meia-extremo – do planeta dada essa situação. A opção não durou muito, e o argentino voltou para a equipe.

Aparenta a situação ter aspectos bem objetivos sobre as opções de Kaká, que são tão simples quanto sua alcunha, nesse caso: sair para arrumar espaço em outro clube, visando uma recuperação de terreno no futebol para o tão sonhado regresso à seleção dos Manos. A questão é onde ele pode fazer isso: aí seriam outras escolhas, que, bem verdade isto é, não possuem lá o brilho que um Kaká precisa para ser seduzido. Pelo dinheiro isso é bem provável que ocorra, e me refiro, no caso, apenas aos ricaços da MLS – que ainda assim não passariam perto do maior glamour que o PSG hoje ostenta para atrair os olhares de alguém como Kaká.

O ex-São Paulo já foi melhor do mundo em 2007, o último tupiniquim a conquistar tal feito num mundo que é hoje tão unipolar, a despeito de Messi, e, em ocasiões, bipolar, se Cristiano Ronaldo for posto em prova. Kaká, no seu melhor, talvez somente ele, e bem provavelmente ele, conseguiria bancar os dois, o argentino e o luso companheiro de time, quiçá até desbancá-los. A situação de hoje que o 8 madridista vive é algo absolutamente distinto e destinto – o futuro de Kaká parece sem brilho, sem aquela cor que uma vez já teve; e certamente não terá a mesma cor daquele seu apogeu, quando campeão da Champions League pelo Milan, em 2007.
O que dessa vez atinge Kaká, talvez nunca antes visto com o mesmo, é o realismo que abrange as decisões de seu comandante. Mourinho tomou uma decisão e foi simples, sucinto. Deu-a nas mãos de Kaká. E isso deve ter sido um baque, por ter sentido de perto e ao vivo a possível (provável) descrença de Mou na capacidade do último 10 do Brasil num Mundial.

É essa convicção de desconfiar constantemente de Kaká, progressivamente mais, que o faz cometer esse ‘absurdo’ – se fôssemos ver essa decisão de um ponto de anos atrás, seria um absoluto absurdo – de mandá-lo para longe de Bernabeu. Não o é pois Kaká não conseguiu jogar no Real, fazendo a posição de Mou justificar-se. E isso se deve a uma série de variáveis, algumas mais destacáveis, como a sequência de lesões, por exemplo. E, obviamente, por não ter concretizado uma série consistente de performances como titular dos maiores campeões da Champions.

Nessa posição e o contexto do que é no Real Madrid, Kaká pode pegar a mala com os pertences e mandar um ‘tchau’, que decerto seria um ‘adios’. Com ‘gracias’, pois o rapaz é educado.

Kaká – tchau e bênção

Por: Felipe Saturnino

2 Comentários to “Saindo”

  1. Comentário postado lá no Le Blog du Foot, por ocasião de sua pergunta envolvendo o PSG. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: